Estas são as cinco características dos empreendedores de sucesso
27/09/2021
1. Boa comunicação
O processo de abrir uma empresa do zero, por si só, já exige que o empreendedor tenha boas habilidades sociais. Mas saber se comunicar com clareza e assertividade também faz diferença em outras etapas da trajetória empreendedora — seja para conseguir um bom investimento inicial, fazer um pitch de vendas convincente, ajudar na resolução de conflitos, conversar com seu público-alvo ou direcionar a equipe para a execução de tarefas.
Vale destacar que a pluralidade de opiniões é muito benéfica para a construção de uma empresa. Por isso, além de falar, também é importante saber (e estar disposto) a ouvir diferentes pontos de vista durante esse processo de comunicação.
2. Persistência
Não é segredo para ninguém que empreender é um processo desafiador. Assim, entender que imprevistos fazem parte do caminho e manter-se firme em seus objetivos mesmo em situações adversas é essencial para ver o negócio prosperar.
3. Liderança
O espírito de liderança também se destaca como uma das principais caraterísticas para ter sucesso como empreendedor. Mesmo quem tem um perfil mais executor e não abre mão de “colocar a mão na massa” durante o trabalho precisa estar preparado para delegar tarefas, estabelecer metas coletivas e individuais e inspirar pessoas se quiser ter sucesso como empreendedor.
4. Flexibilidade
A biografia de grandes empreendedores prova que adversidades fazem parte do caminho e que muito de seu sucesso está relacionado justamente à capacidade de contornar os obstáculos.
Nesse sentido, a flexibilidade também se mostra uma característica imprescindível. Mantenha a mente aberta para testar novos caminhos e soluções e esteja disposto a mudar rapidamente de rota quando necessário.
5. Curiosidade
Em um mundo em constante transformação, a habilidade de continuar aprendendo sobre novos assuntos é um grande diferencial.
Por meio do lifelong learning (o aprendizado contínuo), os bons empreendedores se mantêm por dentro das transformações do mercado e descobrem novas práticas e tecnologias para manter seus negócios sempre atualizados e competitivos.