Facebook ou Google? O que é melhor para o seu negócio?
04/07/2017
Você está interessado em começar a divulgar o seu negócio na internet, mas não sabe por onde começar? Pois, você não é o único! Este material vai te ajudar a estabelecer um norte para você tomar suas decisões e finalmente colocar o seu negócio para decolar na internet.
A grande maioria das empresas, para começar a ter o que nós chamamos de “presença online” começa criando um site ou uma página no Facebook, ou os dois. Quem opta por utilizar as duas ferramentas já está no caminho certo.
A questão é que simplesmente colocar o site no ar e ativar uma página no Facebook não é suficiente para atrair pessoas interessadas em comprar o que você oferece. Fazer isso é como abrir uma loja e simplesmente esperar que as pessoas entrem sem que você tenha que fazer nada para atraí-las. Dessa forma, investir em conteúdo de qualidade e relevante tanto para o site quanto para o Facebook é fundamental. Tão importante quanto um conteúdo atrativo é fazer com que este conteúdo seja mostrado para o maior número de pessoas possível dentro do seu público-alvo.
Para isso é necessário, fatalmente, investir em propagação de conteúdo. Mas aí vem a dúvida: é melhor fazer isso no Facebook ou no Google? Ou ainda, se for fazer em ambos, quanto de verba direcionar para cada um?
Primeiramente temos que entender a diferença básica entre as duas ferramentas (e acredite muita gente peca nisso). O Google é, por definição, uma ferramenta de busca, logo é necessário que o usuário já tenha interesse por aquilo que você está oferecendo e o contato do público-alvo com a sua marca depende de uma iniciativa/ação, ou seja, de uma busca por parte dele. Já no caso do Facebook é possível levar o seu conteúdo até público-alvo (mesmo que ele ainda não tenha curtido a sua página), dessa forma, com o conteúdo e a estratégia corretos, é possível criar interesse de compra em um determinado perfil de pessoas.
Percebeu? O Google é utilizado para “receber e conduzir” enquanto o Facebook é utilizado para “mostrar e atrair”. Resumindo, as duas ferramentas se complementam e você deve, sim, considerar as duas em suas ações de divulgação na internet.
Para divulgar sua marca, produtos e serviços as empresas investem basicamente nos links patrocinados (Ad-Words) no caso do Google e no Face-Ads, do Facebook, como o próprio já diz
As duas ferramentas trazem ótimos resultados e o balanço de quanto investir em uma e outra vai depender da estratégia da sua empresa neste momento.
Se o seu produto ou serviço é extremamente inovador, ou se o seu público-alvo ainda não sabe que tem um determinado problema, é muito provável que não existe uma demanda grande de buscas no Google sobre aquilo que você está oferecendo. Sendo assim, é melhor direcionar a maior parte da sua verba na propagação do seu conteúdo de forma a alcançar a maior quantidade possível de pessoas dentro do perfil do seu negócio sem que elas estejam procurando por isto na internet.
Por outro lado, se existe uma grande densidade de pesquisas relacionadas ao tema do seu produto ou serviço e o conteúdo já é algo bem difundido pela internet, você pode direcionar a maior parte da sua verba para mostrar a sua marca para essa demanda e assim absorver para o seu site uma boa parte das pessoas que estão pesquisando por aquilo que você oferece.
Mas lembre-se, seja para “receber e conduzir” ou para “mostrar e atrair”, o conteúdo e o planejamento de campanha devem ser realizados por um profissional especializado. Senão, você corre o risco de atropelar as coisas, informar o conteúdo chave no momento errado ou ainda não entender corretamente que tipo de isca digital funciona melhor com o seu potencial cliente.
Autor: Luiz Antonio Reggiani Junior
Fonte: Venkus - www.venkus.com.br