Organização e Motivação estão diretamente relacionadas!
12/06/2017
O que vem a ser organização? - Organização é um conjunto de elementos que trabalham de forma coordenada visando um resultado em comum.
Este resultado, em se tratando de empresas, geralmente tem haver com: satisfação e fidelização dos clientes, aumento de participação no mercado, padrão de qualidade dos produtos ou serviços e, obviamente, o lucro.
Manter a organização do seu ambiente de trabalho, da sua empresa, do seu dia a dia é deveras importante, porque como você acabou de perceber: organização e resultado estão intrinsecamente relacionados! A organização é o meio para garantir a obtenção dos melhores resultados possíveis para a empresa.
Você pode até pensar que a bagunça não é problema seu ou que todo mundo aí no seu trabalho faz assim, e a empresa continua assim há anos e estamos todos aqui. Tudo bem, mas você já parou para pensar o quanto todos poderiam estar melhores e mais felizes se sua empresa estivesse mais organizada e mais bem estruturada?
Quando se trabalha em um ambiente ou em uma empresa desorganizada, nós nos deparamos constantemente com problemas dos mais diversificados tipos. E por estes problemas existirem, boa parte do nosso tempo, do nosso pensamento e da nossa energia está concentrada em apagar incêndios, em reparar erros, em refazer trabalhos. Tempo e energia estes que poderiam ser empregados em prol da prosperidade e do desenvolvimento da empresa. Poderiam ser empregados na criação de novas ideias, na identificação de novas oportunidades, no desenvolvimento e crescimento da organização como um todo.
Ao ocuparmos um lugar na sociedade, em uma empresa ou organização, nós assumimos e compartilhamos do mesmo propósito. E nós acordamos todos os dias com o intuito de desempenhar o nosso papel em prol desse objetivo comum. Quando nos deparamos com situações de desorganização, mesmo quando não somos prejudicados diretamente, nos sentimos aborrecidos porque esse propósito pelo qual lutamos juntos é ferido. Se isso acontece com certa frequência, as pessoas começam a questionar a veracidade e o comprometimento da organização com os propósitos que ela defende.
Se o comprometimento de uma empresa com os seus próprios propósitos começar a ficar questionável, a conduta das pessoas em prol desse propósito não estará garantida. Por quê? Porque elas não têm mais a certeza de que as ações que praticam são de fato valorizadas, se servem de fato para algo importante, algo que seja maior do que simplesmente números.
A organização dentro da empresa está diretamente ligada à motivação da sua equipe, está diretamente ligada à sua capacidade de se desenvolver e crescer, e também está diretamente relacionada à capacidade que a empresa possui de vivenciar e responder bem a qualquer intempérie do mercado.
Luiz Antonio Reggiani Junior
Fonte: Venkus - www.venkus.com.br